Nasceu uma nova Guarda Municipal de Nordestina



Sede da GCM Nordestina

  Apesar de criada desde 1999, a Guarda Civil Municipal de Nordestina precisou de 19 anos para que passasse a ter investimentos reais em sua estrutura, tanto operacional quanto logística. Mesmo com a criação da Lei Federal 13.022/14, denominada Estatuto Geral das Guardas Municipais, somente em 2017 a realidade passava a ser outra.

  Promessa de campanha de Erivaldo Carvalho, com sua posse em Janeiro 2017, já em Fevereiro do mesmo ano o então Prefeito já investia na mudança da GCM Nordestina e a instituição já começava a ser contemplada com novas ações do executivo municipal.
  Segundo o atual Comandante da GCM, Bruno Pereira de Oliveira, funcionário de carreira do município, “antes de 2017 a guarda municipal tinha pouca ou quase nenhuma estrutura, não era nos dado o valor profissional que merecíamos, muito menos nos era oferecido nada que nos fizesse ter orgulho e motivação em ser guarda”.
  A GCM Nordestina, nesses 13 meses, de nova realidade, continua a passar por instruções continuadas em diversas áreas, assim como determina a Secretaria Nacional de Segurança Pública, através de sua matriz curricular para formação de agentes de segurança pública municipal. A estrutura operacional já apresenta outra realidade, como:
·         Sede própria;
·         Viatura padronizada;
·         Fardamento;
·         Equipamentos de proteção individua (básico);
·         Telefone funcional próprio e funcionando 24 h;
·         Escala de serviço respeitando as legislações vigentes, assim como os vencimentos;
·         Curso de Socorrista;
·         Curso de Combate a Incêndio;
  Dentre outros necessários para o exercício da função e suas novas obrigações.
  Com a Lei Federal 13.022 e a Lei Municipal 307, a GCM Nordestina passou a ser realmente, uma instituição de segurança pública municipal, estando apta a colaborar com as demais forças de segurança e principalmente com o município.
  Ainda segundo o Comandante Bruno Pereira, o Prefeito já autorizou outros insumos para complementar as necessidades da instituição, mostrando realmente que a segurança pública do município também uma das prioridades da gestão atual.
  Em conversa com o Prefeito Erivaldo, fora afirmado que:

 “a gestão atual não medirá esforços, para fazer de nossa GCM uma das mais completas na região do sisal, sendo referencia de investimentos e qualidade no serviço oferecido ao povo nordestinense. Logo poderemos contar com o telefone de emergência gratuito, onde o cidadão terá a possibilidade de entrar em contato com a nossa GCM, através no número 153. Garanto, a nossa gestão, dá total apoio a nossa guarda municipal, e por isso sabemos do compromisso que nossos gm’s tem com o nosso povo”.
  E assim, nasce uma renovada instituição. 

Antigo "fardamento" da GCM Nordestina

Prefeito Erivaldo entregando fardamento novo e completo aos agentes

Ações, cursos e instruções realizados e em andamento:


Introdução a Matriz Curricular Senasp

Armamento e Tiro 

Emprego em segurança de evento público festivo


Ação em evento esportivo

Primeira Viatura da GCM Nordestina / GM-01

Resgate de animais

Curso de socorrista

Curso de combate a incêndio
Nova viatura da GCM Nordestina / GM-02

Esse é apenas um resumo de quanto cresceu e está crescendo a nova realidade da GCM Nordestina.

PREFEITURA DE NORDESTINA - Gestão participativa, tempos de conquistas - 
Prefeito Erivaldo Carvalho


GCM Nordestina - Conquistando Tempos de Paz!











Postar um comentário

0 Comentários